
Treinador denuncia racismo sofrido por Andressa Alves na Liga Feminina da Espanha
14 de fevereiro de 2019(Foto: Paco Largo / FCB)
De acordo com o comandante do Barça, Lluís Cortés, Andressa sofreu insultos racistas da jogadora Sheila García, que negou ter proferido qualquer insulto a brasileira.
O incidente foi na partida entre Barcelona e Rayo Vallecano. Os clubes se enfrentavam pela 20ª rodada da Liga Iberdrola, a primeira divisão da Espanha. O Barcelona vencia por 4 a 0 quando Andressa e Sheila se desentenderam no campo. A jogadora do Barça foi expulsa do jogo. No final da partida, o técnico catalão afirmou que a brasileira teria sofrido racismo da adversária. Também disse que a agressão não é justificável, mas que “o racismo é um tema muito grave que temos que tentar erradicar entre todos.”
O Rayo Vallecano emitiu uma nota em defesa de Sheila e a jogadora se pronunciou em suas redes sociais, negando ter ofendido Andressa. O clube relatou ter conversado com a jogadora e membros da equipe, além de analisar as imagens da partida e negaram categoricamente qualquer ofensa. Além de alegar sua inocência, García acusa o Barcelona de tentar manchar sua imagem.
O jornal Folha de São Paulo entrou em contato com Andressa, e a jogadora não detalhou o ocorrido, apenas afirmou que não irá se pronunciar sobre o assunto e vai deixar que as coisas sejam resolvidas pelo clube.
Confira a entrevista do técnico do Barcelona: Entrevista do técnico Lluís Cortés
Confira o comunicado oficial do Rayo Vallecano: Comunicado do Rayo Vallecano