
Formiga quebra recorde com sétima convocação para a Copa do Mundo.
23 de maio de 2019(Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Aos 41 anos, a jogadora entra para a história do futebol sendo a atleta que mais vezes disputou um mundial.
Superação é a palavra certa para descrever a carreira de Miraildes Maciel Mota, popularmente conhecida como Formiga. O apelido foi dado aos 12 anos por um torcedor, por conta de sua forma de jogo: correr o campo inteiro e auxiliar suas companheiras de time.
Na última quinta feira (16), a meio-campista foi convocada para disputar a Copa do Mundo de 2019. Aos 41 anos, a jogadora quebra recorde e se torna, contando com homens e mulheres, a atleta que mais vezes participou de um Mundial.
Atualmente jogando pelo Paris Saint-Germain, Formiga já driblou o racismo, o machismo e uma condição econômica complicada. Mas o amor pelo esporte, sua dedicação, humildade e, claro, talento a fazem ser uma das maiores jogadoras da história do futebol feminino brasileiro.
A meio-campista anunciou aposentadoria da Seleção em 2016, mas em 2018 desfez sua decisão para auxiliar o Brasil na Copa América. O título da competição garantiu à equipe a vaga na Copa do Mundo.
Além do grande clube europeu, Formiga já atuou em clubes de grande importância no cenário brasileiro, como São Paulo, Santos e Portuguesa, e nos clubes internacionais de New Jersey, Jersey Sky Blue, FC Gold Pride e Chicago Red Stars.