Especial Copa do Mundo: Campeãs.

Especial Copa do Mundo: Campeãs.

6 de junho de 2019 0 Por Jogando Com Elas

(Foto: Jogando Com Elas)

 

A Copa do Mundo vai começar. A competição mundial vai levar à França 24 seleções que vão em busca do sonho de levar para o seu país o troféu da mais importante competição do futebol. Dentre todas as seleções que vão em busca do título, chegou a vez de falar sobre as últimas campeãs do torneio. Confira:

 

Estados Unidos (1991; 1999 e 2015)

As norte-americanas são as maiores vencedoras da competição com três títulos. Além de vencerem a primeira edição, também são as atuais campeãs e chegam como favoritas para a disputa deste ano.

 

1991

Em 1991, na China, as americanas venceram as norueguesas por 2 a 1 e conquistaram seu primeiro título mundial. Além disso, ainda tiveram a melhor jogadora da competição Carin Jennings e a artilheira Michelle Akers que, inclusive, marcou os dois gols da final daquele ano. A equipe terminou a competição com 100% de aproveitamento: foram seis vitória, marcando 25 gols e sofrendo apenas cinco.

*A fase de mata-mata começava nas quartas de final.

(Foto: entdecke-deutschland.diplo.de)

1999

Oito anos depois, em casa, a vítima foi a Seleção Chinesa. Após empate em 0 a 0 no tempo normal e prorrogação, a partida foi para os pênaltis.  Na disputa, brilhou a estrela da goleira Briana Scurry, que defendeu a terceira cobrança da equipe adversária. Coube, então, a Brandi Chastain marcar o gol do bicampeonato americano. Com 18 gols marcados e três sofridos, as americanas terminaram o torneio invictas: cinco vitórias e um empate.

*A fase de mata-mata começava nas quartas de final.

(Foto: FIFA)

2015

O último título veio com um tom de revanche. Após perderem em 2011 para o Japão, o troco foi dado em 2015, com goleada. No Canadá, as norte-americanas venceram as japonesas por 5 a 2, levando o tricampeonato mundial. Carli Lloyd, eleita melhor jogadora do torneio, marcou três vezes, Holiday e Heath fecharam o marcador. A equipe americana ainda teve a melhor goleira da competição: Hope Solo, que levou a luva de ouro. Na conquista, os Estados Unidos venceram seis partidas e empataram uma, marcando 14 gols e sofrendo três.

(Foto: Reprodução / Internet)

 

Os Estados Unidos estão no grupo F, ao lado de Suécia, Chile e Tailândia. A estreia das americanas será no dia 11 (terça-feira), às 16h, contra a Tailândia.

 

Alemanha (2003 e 2007)

Com dois títulos, as alemãs ficam atrás somente dos Estados Unidos em conquistas de Copa do Mundo de Futebol Feminino. Em 2019, na França, vão atrás do tricampeonato.

 

2003

O primeiro título mundial da Alemanha veio no ano de 2003. Com 100% de aproveitamento, as alemãs venceram todos os jogos. A equipe marcou 24 gols e sofreu somente cinco. A conquista veio através da tão famosa “morte-súbita” ou “gol de ouro” – nome dado para quem marcasse primeiro durante a prorrogação, onde derrotou a Suécia por 2 a 1.

*A fase de mata-mata começava nas quartas de final.  

(FOTO: DFB)

Já o bicampeonato é lembrado com alegria pela torcida alemã e com certa tristeza para a brasileira. Em 2007, na China, a Alemanha bateu o Brasil por 2 a 0 e levantou a taça da competição. Prinz e Laudehr fizeram os gols do título. A campanha ficou marcada pelo poderio defensivo da equipe. Nenhuma equipe balançou a rede das alemãs, que ainda marcaram 21 vezes, vencendo cinco partidas e empatando uma.

*A fase de mata-mata começava nas quartas de final.

(Foto: FIFA)

No grupo B, a Alemanha estreia no mundial contra a China. A partida será no sábado (8), às 10h. Completam o grupo as seleções da Espanha e África do Sul.

 

Noruega (1995)

A Noruega é mais uma seleção que já levantou o troféu de campeã da Copa do Mundo. As norueguesas conquistaram o mundo em 1995, na segunda edição do torneio, realizado na Suécia.

 

1995

O único título mundial da Noruega foi conquistado em grande estilo. Com a vitória na final por 2 a 0 sobre a Alemanha, as norueguesas encerraram o torneio com 100% de aproveitamento, tendo marcado 24 gols e sofrido apenas um. A seleção ainda teve duas jogadoras premiadas individualmente: Ann-Kristin Aarønes foi a artilheira da competição e Hege Riise eleita a melhor jogadora.

*A fase de mata-mata começava nas quartas de final.

(Foto: FIFA)

 

Nesta edição a Noruega está no grupo A, junto com a anfitriã França, Coréia do Sul e Nigéria. A estreia norueguesa será no dia sábado (8), às 16h, contra a Nigéria.

 

Japão (2011)

O Japão fecha a lista de seleções que já conquistaram a Copa do Mundo de Futebol feminino. As asiáticas venceram a competição em 2011, em edição realizada na Alemanha.

 

2011

Após o empate em 2 a 2 no tempo normal e prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. Com o três cobranças convertidas, o Japão conquistou a Copa do Mundo. Além do título, as japonesas conquistaram o troféu Fair Play e tiveram a artilheira e a melhor jogadora da competição, Homare Sawa. A campanha do título foi a seguinte: 3 vitórias; 2 derrotas; e 1 empate. Foram 12 gols marcados e 6 sofridos.

(Foto: Zimbio)

 

O Japão está no grupo D, ao lado de Inglaterra, Escócia e Argentina. A estreia das japonesas será contra a Argentina, no dia 10 (segunda-feira), às 13h.

 

2019

E aí, quem será que leva a taça desta edição? Nesta sexta-feira (7) começa a Copa do Mundo e você confere tudo sobre a competição aqui no site do Jogando Com Elas.