Campanha da Federação Paulista de Futebol já está valendo

Campanha da Federação Paulista de Futebol já está valendo

23 de janeiro de 2020 0 Por Jogando Com Elas

(Foto: Divulgação / FPF)

 

Ação #ElasNoEstádio será realizada durante todo o Campeonato Paulista de 2020.

 

A noite da última quarta-feira (22) não marcou somente o começo do Campeonato Paulista de Futebol Masculino. Ontem, já no primeiro duelo, entre Novorizontino e Oeste, deu-se início, também, à campanha #ElasNoEstádio, ação que visa alavancar a presença feminina nos estádios durante toda a competição. 

Estudos realizados pelo Datafolha e o outro do Ibope/Repucom foram o estopim para que a Federação Paulista de Futebol, juntamente com os 16 clubes participantes do campeonato em 2020, tomassem a iniciativa para mudar este cenário. O primeiro levantamento comprova que apenas 14% do público que frequenta jogos do Paulistão são mulheres, enquanto o segundo indica que o conceito familiar ou social de que o estádio não é local adequado para a presença de mulheres é um dos principais fatores para afastar o público feminino das arquibancadas. 

A partir disso, o conceito do movimento, que será o único de impacto social na competição em 2020 – haverá um mote diferente a cada temporada foi divulgado e lançado oficialmente na última terça-feira (21). Em evento organizado pela FPF, que contou com entrevista da diretora de futebol feminino da entidade, Aline Pellegrino, “vetou” a presença masculina na sala de imprensa (única exceção foram os cinegrafistas). Os homens, que foram pegos de surpresa, tiveram que assistir a coletiva por um telão do lado de fora e só puderam efetuar perguntas na zona mista, após o término da solenidade. 

Segundo Aline, o objetivo era causar nos homens a mesma sensação de impotência sentida por muitas mulheres de não irem ao estádio desacompanhadas ou por medo de sofrerem assédio de outros homens. 

 

Confira as ações que já estão sendo realizadas:

  • Contato com órgãos públicos de segurança para ter apoio no dia a dia dos estádios.Delegacia da mulher direcionada para o atendimento;
  • Canal de e-mail (elasnoestadio@fpf.org.br) para denúncias e dúvidas;
  • Clubes diretamente envolvidos em se comunicar com suas torcedoras.